Para gerar o Sped Fiscal, pesquise por "SPED FISCAL" nas funcionalidades.




Nessa funcionalidade, tem três abas que precisam ser configuradas e conferidas antes de clicar em "Gerar Sped Fiscal". As configurações feitas na primeira geração de Sped no Easy, ficam salva por usuário, ou seja, no próximo mês quando acessar essa funcionalidade para gerar novamente o Sped Fiscal, as configurações estarão salvas.


Período: Informe o período (mês/ano) a ser gerado o arquivo.


Finalidade Remessa: Opção "0" para remessa do arquivo original e opção "1" para remessa do arquivo substituto.



Aba Principal


Apuração ICMS


       Código Receita: Código da receita referente à obrigação, próprio da UF, conforme legislação estadual. Esse código irá para o registro E116 no campo 5.


       Data Vencimento: Data de vencimento da obrigação.


       Saldo Anterior: Campo para informar o saldo anterior a transportar para a apuração atual de ICMS.


DIFAL - Partilha do ICMS


       Código Obrigação: Código da obrigação a recolher (Difal de Partilha). Esse código irá para o registro E116 no campo 3.


       Data Vencimento: Data de vencimento da obrigação. 


Apuração IPI


       Saldo Anterior: Campo para informar o saldo anterior a transportar para a apuração atual de IPI. 

       

Bloco K


       Tipo de Leiaute: Esse campo serve para informar o tipo de leiaute do bloco K. Todavia, para que o bloco k seja gerado no arquivo do Sped, faz-se necessário além do tipo de leiaute, a geração do acerto de inventário contábil no período que o arquivo Sped está sendo gerado, pois é com base nos itens desse acerto juntamente com o tipo de leiaute que o bloco K será gerado. Para relembrar como gerar o acerto de inventário contábil, clique aqui.


As opções são: 0 - simplificado, 1 - completo e 2 - restrito ao saldo de estoque. Verifique com o contador qual o leiaute se enquadra a obrigatoriedade de entrega da sua empresa.


0 - Simplificado: Essa opção montará no Sped os registros K010, K100, K200, K220, K230, K250 e K280. Clique aqui para ver a geração detalhada de cada registro do leiaute simplificado.


1 - Completo: Essa opção montará no Sped os registros K010, K100, K200, K210, K215, K220, K230, K235, K250, K255, K260, K265 e K280. Clique aqui para ver a geração detalhada de cada registro do leiaute completo


2 - Restrito ao saldo de estoque: Essa opção montará no Sped os registros K010, K100, K200 e K280. Clique aqui para ver a geração detalhada de cada registro do leiaute restrito ao saldo de estoque. 


Inventário


        Informa Inventário: Ao marcar essa opção, aparecerá o campo periodo para informar o período e o motivo para selecionar o motivo (entre 01 e 05). Gerando o SPED Fiscal com essas informações preenchidas, irá no arquivo os dados referentes ao registro H005 e H010.


Registro 1400 (Valores Agregados)


       Informa Registro 1400: Essa opção é para informar os valores agregados no registro 1400 do SPED Fiscal. Ao marcar essa opção os campos com as datas inicial e final aparecerão, bem como os campos para informar as prestações e aquisições de serviço de transporte.


Ativo Imobilizado


       Informa registros do CIAP: Marcando essa opção, serão gerados no SPED Fiscal os registros: 0300, 0500, G110, G125, G126, G130 e G140, referentes ao ativo imobilizado/fixo. Sendo assim, se for efetuar o controle de ativo fixo no sistema e quiser que as informações do ativo vá para o SPED Fiscal, marque essa opção.


       Código de ajuste de apuração de ICMS no CIAP: Informar o código de ajuste caso a opção anterior (Informa registros do CIAP)tenha sido marcada.


Utilizar a unidade interna para o registro C170: Ao marcar essa opção, o registro C170 do SPED Fiscal será gerado com a unidade interna definida no cadastro do item, ao invés da unidade de conversão do fornecedor.


Aba Apuração ST


Essa aba é para configurar o código da receita, data de vencimento e saldo anterior da apuração de ICMS ST. Uma vez configurado, o mesmo fica salvo para o usuário. Esses dados terão influência no registro E250 do SPED Fiscal nos campos 4 e 5, onde fala da data de vencimento da obrigação e código da receita referente a obrigação, respectivamente.

Lembrando que o código da receita pode ser diferente de uma UF para outra.


Aba Sub-Apurações


Nessa aba virão todos os saldos transportados referentes as apurações e sub apuração de ICMS, IPI e PIS/COFINS. Sendo assim, as apurações geradas na funcionalidade "Apuração Livro Fiscal" que geram a transportar, aparecerão nessa aba.