O bloco K é uma obrigação fiscal com o objetivo de controlar as informações de estoque e produção da empresa. Sendo assim, todo produto que é informado na escrituração de estoque será mencionado no bloco K, com base nas movimentações ocorridas dentro do período informado.
Na geração do SPED, deve-se informar o leiaute a ser utilizado e cada leiaute tem os seus registros K's. Abaixo detalharemos os registros gerados pelo ERP Easy do leiaute simplificado.
0 - Simplificado.
Registro K010 - Registro onde será informado o tipo de leiuate. Nesse caso, será o "0 - Simplificado".
Registro K100 - Registro onde será informado o período de apuração do ICMS/IPI, com as datas inicial e final.
Registro K200 - Registro onde será informado todo o estoque escriturado, ou seja, os itens no acerto de inventário contábil.


Registro K220 - Registro onde será informado os dados referentes a outras movimentações internas entre mercadorias, sem a cobertura de uma ordem de produção registrada. Dentro do ERP Easy, essas movimentações são os remanejamentos de estoque para atribuir saldo de um item para outro. Segue abaixo um remanejamento feito atribuindo saldo de um item para outro e como vai para o registro K220.
Obs.: Remanejamentos do com o mesmo item de origem e destino não entram nesse registro.
Remanejamento de 5 quantidades do item AUD123 para o item CIN0001.1_A.


Registro K230 - Registro onde será informado os itens produzidos. Essas informações vem das Ordens de produção com o tipo de propriedade própria e de seus apontamentos, ou seja, apontamentos feitos no período (mês) do SPED serão mostrados nesse registros K230. Segue abaixo o exemplo da Ordem de produção e do registro no SPED.

Os dois apontamentos da ordem de produção 462. Veja que na montagem desse registro, a cada apontamento da mesma ordem de produção é colocado uma barra e a sequência de apontamentos, ficando: 462/1 e 462/2.

Registro K250 - Registro onde será informado os itens produzidos em terceiro, ou seja, com o tipo de propriedade de estoque "1 - Em Terceiros". Nesse registro irá conter os dados do item produzido como data do apontamento, código do item e quantidade apontada. Segue abaixo o exemplo da Ordem de produção e do registro no SPED.




Registro K280 - Registro onde será informado todos os itens que no período da geração do SPED tiveram alterações de saldo manual. Essas alterações, podem ser feitas na funcionalidade "Acerto de Saldo em Estoque". Ao fazer um acerto, o sistema pergunta se deseja lançar os dados do acerto no registro K280. Se colocado "Sim", essa informação vai para o acerto de inventário contábil na aba "K280" e também para o SPED nesse mesmo registro.
Item "1412 - Celular" com 50 unidades no estoque de reserva.

Vamos diminuir o saldo para 40 e ao clicar em "Acertar", aparecerá a mensagem se é para incluir no registro K280. Vamos clicar em "Sim".


Se acessarmos a funcionalidade "Acerto de Inventário Contábil", irmos no inventário do mês que vamos gerar o SPED e ir na aba "K280", o item que fizemos o acerto manualmente deve constar no inventário com a quantidade negativa de 10 unidades.

E no SPED, o mesmo vai para o registro K280.
