Nas composições de produto, é possível criar e controlar versões da mesma composição, quando há a necessidade de alterar insumos específicos sem que seja necessário criar uma composição totalmente nova. Com o controle de versão, é possível ter relações de insumos diferentes para o mesmo código de composição e utilizá-las conforme a necessidade para as ordens de produção. Para criar uma nova versão de composição, acesse a opção NOVA VERSÃO dentro do cadastro da composição:

Ao clicar, o sistema irá solicitar um nome para a nova versão que está sendo criada, além de mostrar duas opções, principal e ativa:

O nome da versão pode ser preenchido de maneira livre. A opção principal diz respeito a qual versão será mostrada primeiro por padrão para novas ordens de produção, e a opção ativa informa se aquela versão atualmente se encontra disponível para uso nas OPs. Se uma versão não for marcada como ativa, não será possível escolher o uso dela nas ordens de produção. Ao final basta salvar e a nova versão será criada.
Ao selecionar versões diferentes, o sistema irá mostrar os insumos presentes em cada uma delas. Abaixo um exemplo:

Versão principal, com o nome "Padrão".

Versão secundária, com o nome "versão 2". Note que nessa versão existe um item adicional que não está presente na versão principal. Ao selecionar versões diferentes, o sistema mostra os insumos da versão selecionada.
Também é possível editar ou excluir versões já criadas, clicando na seta ao lado do botão de criar a nova versão.

Versões na Ordem de Produção
Após criadas as versões na composição, é possível escolher qual delas será utilizada ao abrir uma nova OP:

Assim como nas composições, ao selecionar uma versão, o sistema irá carregar na OP os insumos configurados na versão selecionada. Lembrando que aqui só irão aparecer as versões marcadas como ativas no cadastro da composição. O funcionamento da OP a partir da escolha da versão é o mesmo.