Após a solicitação do uso do webservice, vamos configurar as informações das guias, conforme cada estado. Essa configuração serve para que as guias sejam geradas e/ou transmitidas automaticamente.


Acesse "Configuração de GNRE".




Nessa tela, temos as configurações gerais e configurações das guias por estado.



Configurações Gerais


Gerar GNRE automaticamente ao transmitir a nota: Se essa opção estiver marcada, a guia será gerada automaticamente assim que a nota for transmitida.


Transmitir GNRE automaticamente: Se essa opção estiver marcada, a guia será transmitida automaticamente quando a nota for transmitida.


Gerar Registro C112 automaticamente: Se essa opção estiver marcada, o registro C112 do SPED Fiscal será gerado.


Gerar Financeiro C112 automaticamente: Se essa opção estiver marcada, o financeiro da guia (contas a pagar) será gerado automaticamente assim que a guia for transmitida.



Configurações das Guias por Estado


Se a opção de "gerar GNRE automaticamente ao transmitir a nota" estiver marcada, devemos configurar cada estado por guia (ST, FECP e/ou DIFAL), para que quando a guia for transmitida, vá para o portal da GNRE com as informações corretas.


Observações


- Essas configurações são padronizadas para a guia simples (GNRE Simples).




- O código da receita é padronizado por operação, conforme cada guia, sendo: ICMS (100099), FECP 100129 e DIFAL (100102), conforme imagem abaixo do portal.




Nas configurações abaixo, vamos sempre mostrar telas usando o estado do Acre (AC) como exemplo. Todavia, para todos os estados a tela de configuração é a mesma.




Configuração de ICMS ST por UF


Ao acessar a configuração, será exibida a tela com todos os estados. Basta clicar sobre a linha do estado que quer configurar para abrir a tela de configurações.






Código de Ajuste da Apuração do ICMS: Campo para inserir o código de ajuste de apuração, conforme cada estado. A lista de código ja é pré fixada, cabendo ao usuário a escolha do código conforme a operação.


Negociante: O negociante é o contribuinte destinatário, ou seja, a própria receita do estado. Esse campo ajuda no controle do financeiro que será gerado pela guia. Sendo assim, pode-se cadastrar um negociante genérico e utilizar na configuração de cada estado, como por exemplo "IMPOSTOS ESTADUAIS" ou cadastrar vários negociantes genéricos, um para cada estado e utilizar nesse campo, para controle do contas a pagar gerado pela guia.


Produtos: Tem estados que exigem a informação do produto e o tipo de produto é colocado nesse campo, conforme a lista pré definida no sistema. Como exemplo, a guia ST para o estado do Acre com essa receita (100099), exige a informação do produto, conforme imagem abaixo.




Conta interna: Se a opção de gerar financeiro automaticamente quando gerada a guia estiver marcada, o contas a pagar será gerado. Com isso, faz-se necessária a informação da conta interna, que pode deixar padronizada nesse campo.


Centro de Custo: É o mesmo caso da conta interna. Se o financeiro for gerado ao transmitir a guia, pode deixar definido nesse campo o centro de custo, caso a empresa trabalhe com centro de custo.




Configuração de ICMS FECP por UF


A configuração da guia de ICMS FECP é idêntica a configuração acima (ICMS ST). Porém, o direcionamento na transmissão desse tipo de guia será para a receita 100129, conforme mencionado acima nas observações e imagem abaixo do portal.





Configuração de DIFAL por UF


A configuração da guia de ICMS FECP é idêntica as configurações acima. Porém, o direcionamento na transmissão desse tipo de guia será para a receita 100102, conforme mencionado acima nas observações e imagem abaixo do portal.