O MFA ( Multifator de autenticação) é um método de autenticação eletrônico em que um usuário do dispositivo tem acesso a um site ou aplicativo somente após apresentar com sucesso duas ou mais evidências (ou fatores) a um mecanismo de autenticação: conhecimento (algo que apenas o usuário conhece), posse (algo que apenas o usuário possui) e herança (algo que apenas o usuário é). O MFA protege o usuário de uma pessoa desconhecida que tente acessar seus dados, como detalhes de identificação pessoal ou ativos financeiros.
Além da senha de acesso, o segundo fator de evidência utilizado pelo ERP Easy é o Token, também conhecido como chave eletrônica. O Token é uma senha descartável gerada por um sistema que interpreta uma credencial secreta do usuário. No caso do ERP Easy, essa senha deixa de ser válida depois de um minuto para garantir o máximo de segurança.
Para realizar essa operação é necessário o download um aplicativo responsável pela geração de Token para uma credencial de MFA em seu dispositivo móvel. A equipe do ERP Easy recomenda o aplicativo próprio do ERP, que está disponível tanto para Android quanto para IOS.

Para sincronizar sua conta do ERP Easy ao dispositivo móvel, cada usuário precisa solicitar ao administrador do sistema em sua empresa que configure seu usuário da seguinte forma:
- Usuário
- Cadastro de usuário

3. Editar o usuário

Um vez no cadastro do usuário, selecione a opção Gerar MFA.


Ao visualizar o código de barras e a "Secret Key", você tem duas opções:
- Inserir a "Secret Key" (chave de Configuração) manualmente no dispositivo móvel ou;
- Ler o QR code.

Após a leitura do código, seu aparelho irá disponibilizar uma sequência de 6 dígitos, você deve colocá-la na opção de código 1.

Após 30 segundos, um novo código será disponibilizado, o qual deverá ser inserido na segunda opção:

Após esse processo basta clicar em "sincronizar".

Após efetuado essas operações, seu usuário no ERP Easy estará vinculado ao seu dispositivo móvel. Com isso, sempre que você acessar o sistema, será necessário inserir a chave Token de 6 dígitos que estiver disponível no momento.

Seguindo o padrão do ERP Easy de oferecer a maior liberdade possível aos clientes, a responsabilidade de definir a política de configurar ou não um segundo fator de autenticação é de cada empresa. Nós sempre recomendamos que utilizem todos os níveis de segurança que oferecemos, porém cada empresa sabe melhor como interagir com o seu sistema de gestão.