O empenho da Ordem de Produção consiste em reservar o material da Ordem de Produção para que não seja utilizado por outra Ordem de Produção, Requisição, etc.
Para utilizar o empenho em Ordem de Produção, a opção na parametrização do sistema "Utiliza Empenho na Ordem de Produção" deve ser marcada.

Ao marcar essa opção, a aba "Empenhar" será criada na ordem de produção.

Empenhar Ordem de Produção: empenha os itens da OP.
Empenhar OP e OPs Filhas (Automático): empenha os itens da OP e os itens de suas respectivas OPs filhas, quando possível.
Pagar Pendência: caso o empenho tenha sido feito em partes por falta de todo o material em estoque, existe a opção de "Pagar Pendência", ou seja, empenhar o restante do material assim que chegar e der entrada no sistema. Nesse cenário, é feito o empenho parcial e o mesmo fica com a situação "Pendente". Ao clicar duas vezes na linha do empenho pendente, a tela para pagar a pendência será mostrada.


Ao pagar a pendência, a situação do empenho fica como "Empenhada", podendo assim realizar a requisição quando julgar necessário.

Estonar: estorna o empenho realizado.

De modo geral, no processo de Ordem de Produção normal, os passos são requisitar o material e apontar o produto acabado.
Ao utilizar o empenho, os passos são empenhar os materiais para depois requisitar e apontar. Sendo assim, ao empenhar, os materiais vão para o estoque de empenho e ficam reservados nesse estoque, fazendo com que a requisição (quando feita) "olhe" para o estoque de empenho. Após o empenho, o status da Ordem de Produção fica como "Empenhada".
