O MRP ou Assistente de Compras é uma rotina automatizada que tem como objetivo prever a demanda de compra de materiais baseado nas necessidades já registradas. 


Disponível em:


    



Estoque - Permite definir os estoques que o MRP levará em consideração no saldo atual.



Ordem de Produção - Permite adicionar as Ordens de Produções de acordo com os filtros selecionados ou manualmente por linha na tabela. O sistema irá analisar a composição do produto (matérias primas e/ou módulos, de acordo com a configuração desejada).



Produto - Permite incluir produtos e sua quantidade para fins de planejamento. O sistema irá analisar a composição do produto (matérias primas e/ou módulos, de acordo com a configuração desejada).



Previsão de Pedido De Venda
 - Permite incluir precisões de vendas e suas respectivas quantidades para fins de planejamento.


Previsão de Pedido De Compra
 -  Permite incluir precisões de compras e suas respectivas quantidades para fins de planejamento. 


Configuração Demanda x Reposição - Define como o MRP fará a análise de compra.

  • Quantidade demanda: processos que demandam a utilização destas quantidades, como Ordem de Produção, Pedidos de Venda e reposição para manter os níveis informados no cadastro de item de estoque mínimo e ponto de pedido.
    • Quantidade Necessária da Ordem de Produção: Quantidade de matéria-primas e módulos necessários em OPs abertas e em processo, no caso de requisições parciais, sendo levado em conta a parte não requisitada. Além disso é possível contabilizar quantidades em terceiros e de terceiros.
    • Estoque mínimo e ponto de pedido: quantidades informadas no cadastro de item. (definição de ambos verificar na solução cadastro de item).
    • Revenda: Pedidos de Venda não faturados, ou seja, não vinculados em nota fiscal de saída.
  • Quantidade disponível / reposição: processos que irão alimentar o saldo atual e contabilização do saldo já existente.
    • Saldo atual, em terceiros e de terceiros.
    • Quantidade Produzida: quantidade produzida de módulos em caso de produção e produtos em caso de revenda.



Filtros


  • Negociante: Filtrar negociantes para as quantidades de terceiros/em terceiros.
  • Preço a ser mostrado no resultado da análise na aba Itens.
  • Somente máterias primas ou matérias primas e módulos a serem analisados.
  • Mostrar somente quantidade analisadas para comprar.
  • Considerar quantidade necessária de todas OPs: Ao adicionar uma OP, o sistema irá verificar a quantidade da MP/Módulo necessária, subtraindo do que já foi requisitado dos itens da composição da mesma. Caso queria aproveitar e contabilizar de outras OPs que não foram incluídas, marque esta configuração. O sistema contabilizará a quantidade necessária de todas as OPs, ou seja, abertas e ainda não requisitadas totalmente.
  • Lote Econômico de Compra: Pedido de compra mínimo, ou seja, se o MRP indicar para comprar 50 unidades, e o lote for de 100, configurado no cadastro de item, o MRP automaticamente indicará para comprar 100. Isto é diferente de fração, a fração é configurada ao importar o MRP no pedido de compra/orçamento, pois a fração é definida por negociante, o que não temos ainda no MRP, somente no orçamento/pedido que será definido.
  • Linha: Caso não sejam informados OPs e produtos, o sistema irá varrer todos os itens, o que é um processo mais demorado devido a possibilidade de conter uma grande quantidade dos mesmos. É sugerido realizar o filtro por linha de itens.


Também existe uma referência ao consumo do período, para servir de comparativo de análise.


Definido a configuração desejada, é possível processar o MRP. Será notificado quando o mesmo estiver pronto. Ao acessá-lo, na aba de itens, é possível verificar a análise.



Em seguida, clique em processar que a lista de materiais será mostrada.



    O detalhe de como o sistema sugeriu este número está na tabela da direita, mostrada em cores.


    Com isso é possível importar o MRP em orçamento e pedido de compras, além de acompanhar a rastreabilidade pelo próprio MRP, se já estão em orçamento/pedido.