Com o uso das regras de automatização, é possível determinar para o sistema qual o COC será utilizado na montagem do pedido de venda. Estas regras são definidas no cadastro de NCM, e a cada item inserido no pedido de venda caso uma regra esteja definida o COC será sugerido automaticamente, deixando assim o vendedor isento desta responsabilidade.


Observe o exemplo abaixo.



Para o caso acima, podem existir várias regras semelhantes, porém cada uma mais específica que sua anterior. Nesta situação os campos não informados não serão avaliados, mas dado a existência da mesma regra para o mesmo estado, aquela que for mais específica irá prevalecer sobre a mais genérica.


Mesmo com as regras definidas, ainda se trata de uma sugestão e o vendedor poderá atualizar o COC no pedido de venda se necessário.


Para que as regras acima funcionem corretamente, é necessário que cada COC não possua CFOPs repetidos, ou seja, dentro de um mesmo COC dois CFOPs de dentro do estado, pois neste caso o sistema não consegue saber qual deles utilizar e a decisão volta para a mão do vendedor; E também que todos os códigos CSTs estejam preenchidos.