A Baixa de Duplicatas a Pagar permite registrar o pagamento de uma fatura ou duplicata, removendo-a do saldo devedor da empresa.
Para iniciar é preciso acessar a tela de "Movimentações do Financeiro", onde estão todas as funções referentes ao contas a pagar.

Acesse a aba de "Pagar/Pagas".


Nesta tabela estão listados todos as duplicatas a pagar que foram encontradas através do filtro informado, nela aparecem os dados do fornecedor, da duplicata e os dados para baixa.
Também existem filtros mais elaborados, basta que a opção "Mais" seja habilitada, veja abaixo:

Note que esta tabela possui um divisão ao meio, onde na primeira parte são mostrados os dados da duplicata para conferência.

Já na segunda parte consta de fato os dados para baixa.

Os dados listados na primeira parte não são editáveis, já na segunda deve-se alterar conforme o pagamento realizado, por exemplo:
Esta duplicata foi paga no dia 25/03/2024 com o valor de R$500,00 pela conta bancária 13001210-3, então neste caso a configuração ficaria da seguinte forma.

As datas devem ser alteradas conforme os movimentos no extrato bancário, caso contrário a conciliação não estará correta.
Para dar baixa em uma duplicata, selecione a duplicata e clique no botão "Pagar".

É possível realizar o pagamento de duplicatas em massa, basta selecionar todas as duplicatas que deseja pagar de uma vez e clicar em "Pagar".
Caso a baixa não seja realizada com o mesmo valor da duplicata, é possível informar juros, desconto, variação passiva ou ativa (na hipótese de a moeda nacional se desvalorizar em relação à moeda estrangeira na qual foi realizado o negócio, as atualizações com base nas taxas cambiais geram variação monetária passiva (despesa) nas obrigações e variação monetária ativa (receita) nos direitos de crédito.)
Existe uma coluna na tabela chamada "Pagar", que fica depois da coluna "Saldo", nesta coluna deve ser informado o valor que vai ser pago, independente se for maior ou menor que o valor original da duplicata.

Quando o valor for maior, o sistema irá perguntar "Possui Juros?", se sim ele registrará o valor da diferença na coluna de juros.


O saldo pago com juros poderá ser verificado dentro da duplicata paga também.

Caso contrário o sistema irá perguntar "Possui Variação passiva?", se sim o valor da diferença será registrado na coluna de variação passiva.


O saldo pago com variação passiva poderá ser verificado dentro da duplicata paga também, mas para essa conferência, será necessário desocultar a coluna de variação passiva.


Se não possuir juros e nem variação passiva a baixa irá ocorrer mas não será discriminado o valor de juros ou variação pagos.
Quando o valor for menor, o sistema irá perguntar "Possui Desconto?", se sim ele irá baixar toda a duplicata registrando a diferença na coluna de desconto.


Caso contrário o sistema irá perguntar "Possui Variação Ativa?", se sim o valor da diferença será registrado na coluna de variação ativa.


Se não possuir juros e nem variação ativa a baixa irá ocorrer mas não será discriminado o valor de juros ou variação pagos.
O saldo pago com desconto poderá ser verificado dentro da duplicata paga também.

O saldo pago com variação ativa poderá ser verificado dentro da duplicata paga também, mas para essa conferência, será necessário desocultar a coluna de variação ativa.


Para que consiga apontar Juros, Variações e Descontos nas duplicatas, é necessário inserir as contas internas na Parametrização.

É possível realizar a conferência de Duplicatas Baixadas na aba Bancos e Caixas.


É possível alterar a data de baixa das duplicatas, permitindo que a baixa seja registrada no dia anterior, se necessário.

Após a baxa da duplicata, é possível imprimir o recibo da mesma.
Ao realizar o pagamento da duplicata a seguinte mensagem será exibida:

Ao informar que "Sim", o recibo será impresso.
