Neste Cadastro podem ser informados mercadorias, serviços, produtos ou qualquer outro item que realize operação fiscal, no estoque ou insumos.

    Acesse a tela de "Cadastro de Item" conforme mostrado abaixo: 



    A tela abaixo será apresentada, onde poderá Consultar, Alterar ou Incluir um Item. 

  • Utilize os filtros para pesquisar um ou mais itens específicos. 


Ao clicar no botão "Novo",  a tela abaixo será apresentada, onde:  

    Código: informar o código que identifica o item no cadastro (é parametrizado podendo ser sequencial, onde o ERP preenche o código ou manual, onde o usuário deverá informar o código para o item).

    Descrição: informar a descrição do item.

    Data de Cadastro: data em que o item foi cadastrado no ERP. 


ABA BÁSICO


    Na aba básico, podem ser informados os seguintes campos:


    Linha: informar a linha que o item pertence.  A Linha pode ser cadastrada previamente através da tela "Cadastro de Linha". (obrigatório)

 

    Unidade: O campo unidade deve ser preenchido com a unidade que a empresa controla seu estoque, ou seja, se a empresa compra um determinado item em caixas, mas controla o estoque em peças então a unidade do item no cadastro é peça. A conversão de caixa em peça é realizada em outro momento. A Unidade pode ser cadastrada previamente através da tela "Cadastro de Unidade".  (obrigatório)


    Tipo SPED: classificação do tipo do item para o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Nas situações de um mesmo código de item possuir mais de um tipo de item (destinação), deve ser informado o tipo de maior relevância na movimentação física.  (obrigatório) 


    Gênero: Código do gênero do item, que será informado nos arquivos SPED.


    Código de Barras (GTIN): Código de barras do produto.


    Código GTIN Tributável: Quando a unidade que será usada para cálculo dos impostos for diferente do produto utiliza-se este campo, como exemplo, se o item cadastrado for palete com 100 latas de refrigerante, o código de barras será do palete, mas o código de barras para efeitos fiscais será da lata, portanto o campo GTIN será o código de barras do palete e o GTIN tributável será da lata.


    Part Number: informar se aplicável. Termo muito utilizado para identificação de componentes eletrônicos, peças automotivas e componentes industriais diversos. É um código que indica a nomenclatura dada por um fabricante ao seu produto.


   Código ANP: classificação do item para a Agência Nacional do Petróleo. Os códigos da ANP são obrigatórios todas as vezes que a empresa informa que o item da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é combustível.


    Descrição ANP: descrição do item na ANP. 

    

   Código CEST: CEST é um novo código no qual constará os produtos sujeitos a substituição tributária. Se você emite NF-e ou NFC-e e algum dos seus produtos comercializados estiver descrito na tabela do convênio ICMS 92/15 então você precisa usar o CEST para este produto – mesmo que a operação não seja de venda ou até mesmo se o seu estado não participa da substituição tributária. 


    Origem: informar a origem do item. 


    Faixa: informar a qual faixa da classifica ABC o produto se enquadra.


    Classificação ABC: informar qual tipo de relatório ABC será gerado para o produto.


    Agrupador: definir como será agrupado o produto no relatório de produtos fiscais. 


  Observação Fiscal: informar se aplicável. O sistema utiliza esta observação no campo de "Informações Adicionais do Produto" do item no xml da nota fiscal.

   

   Observação Interna: informar se aplicável. Esta observação não é mostrada nas notas fiscais, sendo de controle interno da empresa.


  Características Técnicas: informar se aplicável. Campo para preencher dados específicos do produto, como medidas, volumes, materiais etc.


    Link para Catálogo: informar se aplicável. 


    Imagem: informar se aplicável.


    Inativo: Utilizado para inativar o item, esta opção é utilizada depois que este item foi movimentado, pois ele não pode ser apagado a menos que todos os movimentos relacionados a ele também sejam apagados. Com esta opção marcada ele não irá mais ser movimentado.



ABA NCM


    O NCM do item deverá ser cadastrado  previamente no sistema através da tela de "Cadastro de NCM". No cadastro de item deverá ser informado:


    Código NCM: realizar a busca do código de NCM;  (obrigatório) 


    Descrição NCM: Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) deste item (de preenchimento automático).


 Para adicionar Exceções de Tributação ao item, dê dois cliques na linha onde aparece o nome da empresa:


    As exceções devem ser vinculadas ao cadastro de NCM, e no item, deverá marcar qual é a exceção à qual o item pertence: 

    Exceção ICMS: selecionar conforme cadastro de NCM previamente realizado.

    Exceção ICMS ST: selecionar conforme cadastro de NCM previamente realizado.

    Exceção IBPT: selecionar conforme cadastro de NCM previamente realizado.

    Exceção IPI: selecionar conforme cadastro de NCM previamente realizado.

    Exceção PIS/COFINS: selecionar conforme cadastro de NCM previamente realizado.



ABA NEGOCIANTE


    Nesta aba podem ser informados todos os fornecedores deste item, para que possam ser configurados os fatores de conversão e demais informações necessárias.


    Na tela abaixo pode ser feito a inclusão, alteração e exclusão de novos negociantes.  Como podem ser informados vários, deve-se identificar o negociante principal, através do link com a estrela.


Ao clicar no botão "Novo", a tela abaixo será apresentada, onde: 


    Código Negociante: selecione o negociante previamente cadastrado e com status de fornecedor.

   Descrição do Item: Informar a descrição do item do fornecedor para que a emissão de pedidos de compra possa ser emitida com a descrição do fornecedor. Não obrigatória.

    Pedido de Compra Mínimo: pedido de compra mínimo do item para este Negociante.

    Preço de Referência: é o valor pago pela unidade do negociante. 

    Preço de  Referência (EX): em caso de Exterior.

    Conversão: informar caso o Fornecedor envie o Item em uma Unidade que não seja a controlada pela empresa.


No campo de "Conversão", ao clicar no botão "Novo", a tela abaixo será apresentada, onde: 

    Código do Item: informe o código do item do fornecedor, este código será utilizado para a importação de notas fiscais de entrada por XML, caso não seja informado deverá ser preenchido manualmente na importação, pois o sistema não saberá como converter o código do fornecedor para o código interno.

    Código da Unidade: informar a unidade do fornecedor.

    Descrição da Unidade: informar descrição da unidade do fornecedor para uso no registro H220 do Sped.

  Fator de Conversão: Informar para que o sistema possa fazer a conversão de unidades para controle de estoque, por exemplo: o fornecedor envia a nota com 1 caixa com 10 unidades, mas a empresa controla o estoque em unidades, então 1 caixa vale 10 unidades, neste caso o fator de conversão é 10.



ABA FABRICANTE


    Nesta aba podem estar vinculados todos os Fabricantes deste item, para que possam ser informados no pedido de compra.

    Na tela abaixo pode ser feita a inclusão, alteração e exclusão de novos Fabricantes.  Como podem ser informados vários, deve-se identificar o Fabricante principal, através do link com a estrela.


    Ao clicar no botão "Novo", a tela abaixo será apresentada onde deverão ser informados os dados do Fabricante do Item. 


ABA PREÇO

    

   Na aba Preço, o ERP mostra alguns preços calculados pelo próprio sistema além de permitir a configuração de outros campos referente ao preço do item. 


    Preço de Reposição: preço unitário sem impostos do item referente à última Nota Fiscal de Entrada. 

    Preço de Custo: preço unitário com impostos do item referente à última Nota Fiscal de Entrada.

   Preço de Custo Médio: é a média ponderada do valor unitário do item com imposto de todas as Notas Fiscais de Entrada. A atualização desta média ocorre no processo de aceite de mercadoria no estoque. 

    Última Nota Fiscal:  nº da última nota fiscal de entrada.

    Preço de Custo Padrão: calculado de acordo com o modelo de Custo Padrão Inserido abaixo.

    Calcular:  se Margem - informar a Margem que o sistema calcula o Preço de Venda ou 

                    se Preço de Venda - informar o Preço de Venda que o sistema calcula a Margem.  

    Vendas:  O preço de venda deverá ser configurado por empresa. Pode-se vincular uma Tabela de Preço (se a empresa utilizar essa função) diretamente no item. A Tabela de Preço será prioritária em relação ao valor no campo Preço de Venda feita pela função "Calcular" acima.



    Ainda na aba Preço, pode-se vincular um Modelo de Preço de Custo Padrão, para análise do real Preço de Custo de item, de acordo com o Modelo escolhido.  Verificar manual do cadastro do Modelo de Preço de Custo Padrão (aqui).


    

ABA PRODUÇÃO


Na aba produção, podem ser preenchidos os seguintes campos:


   Estoque(s) permitido(s) para Produção: se inserido um estoque, as Ordens de Produção aberta só poderão requisitar esse item do Estoque informado no cadastro.


   Item Equivalente: Item que pode ser utillizado para substituir o item do cadastro atual na ordem de produção. Se preenchido, os campos Custo do Item Equivalente e Un. Item Equivalente serão preenchidos, faltando somente informar a Quantidade. Após isso basta clicar no botão Adicionar, no canto direito.


    Códigos Auxiliares para Matriz de Itens/Módulos: informar se aplicável. 


    Shop Floor: caso a empresa utiliza o módulo de shop floor, é possível parametrizar neste campo, qual será o prefixo para este item ao gerar seu número de série.


    Prefixo de Concatenação: prefixo que será concatenado ao número de série dos processos de integração, teste, embalagem, baixa de mercadorias e apontamento por número de série. Pode ser usada a opção de gerar o número de série automaticamente pelo sistema, na opção que fica logo abaixo.


    Prefixo de Geração do Número de Série: outro prefixo que pode ser adicionado, podendo ser considerado a linha, mês e ano nas opções correspondentes.    

    



ABA ESTOQUE


Na aba estoque, podem ser preenchidos os seguintes campos:


    Estoque Mínimo: também conhecido como Estoque de Segurança, é a quantidade mínima que deve existir no estoque. Ela se destina a cobrir os atrasos de reposição por parte do fornecedor, e tem a finalidade de garantir que o produto não irá faltar. 


    Ponto de Pedido: é a quantidade em estoque que uma vez atingida, inicia o processo de compra ou produção, considerando o consumo médio mensal, o tempo de reposição e o estoque de segurança. 


    Lote Econômico de Compra: O Lote Econômico de Compra é a quantidade mínima a ser comprada do produto de um fornecedor, visando maior rentabilidade. Observação: informar se aplicável. Esta observação não é mostrada nas notas fiscais, sendo de controle interno da empresa.


    Quantidade Mínima para compra: é a quantidade mínima para compra deste item que o Fornecedor exige.


    Variação Padrão Qtde Compra %: variação superior à quantidade do Pedido de Compra que será permitida nas Notas Fiscais ao criar um Pedido de Compra.  


    Lote Econômico de Venda: O Lote Econômico de Venda é a quantidade mínima a ser vendida do produto para um cliente, visando maior rentabilidade. Observação: informar se aplicável. Esta observação não é mostrada nas notas fiscais, sendo de controle interno da empresa.


    Locação de Estoque Padrão: informar o estoque padrão do item.


    Tipo de Separação:  é o tipo de produto que pode ser classificado, por exemplo, em grandeza (produtos pesados), em miudeza (peso e embalagem inferior à 1 kg), em leveza (produtos volumosos e leves), etc.


    Rastreável: marque caso seja um item rastreável, desta forma será considerado nos processos do Shopfloor.



ABA IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO


    Aqui podem ser informada a descrição do item em inglês, para Pedido de Compra Internacional (Purchase Order).


ABA QUALIDADE


    Na aba qualidade, podem ser preenchidos os seguintes campos:


    Item Crítico: Um item definido como crítico pode causar um gargalo no processo de produção, como um item com lead time longo ou incerto, para isso pode-se destacar no cadastro estes itens, marcando esta opção.

    Nível de Amostragem: informar o nível de mostragem a ser realizado, conforme definido na NBR 5426 - Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos.

    Inspeção: informar quais os tipos de teste/inspeção  a serem realizados no recebimento da mercadoria.

    Prazo CheckPoint Scheduling: informar o prazo conforme exemplo abaixo. O total de Dias será calculado automaticamente. 

    Cardápio:  caso a empresa utilize a função de cardápio.



ABA MEDIDAS


    Na aba medidas, podem ser preenchidos os seguintes campos:


   Dimensão:  informar as dimensões do item.

  • Comprimento
  • Largura
  • Espessura
  • Diâmetro
  • Unidade Dimensão 
  • Peso

    Conversões de Unidade Interna: pode haver necessidade de realizar uma conversão de unidade do item para determinadas funções.  

        Código de Barras:  código de barras do item;

        Referência: referência do item;

        Tipo:  o tipo da conversão poderá ser: 

  • Compra;
  • Intermediária; 
  • Distribuição;
  • Etiqueta de Preço;
  • Unidade Tributável NF-e:  insere na Nota Fiscal qual será a unidade tributável do item.

        Unidade: informar a unidade da conversão;

        Dimensões:  informar as dimensões da conversão.


 

    Itens por Embalagem: informar quantos desse item cabe na embalagem informada.  

   



ABA ANEXO


    Possibilita a inclusão de alguma documentação/imagem relacionada ao item. 

    O tamanho máximo por arquivo é de 10 MB. Não há limite máximo para guardar arquivos no ERP,  desde que cada arquivo não passe de 10MB. Porém, o sistema não é um servidor de arquivos, os anexos servem apenas para guardar alguns poucos documentos vinculados aos cadastros (normalmente PDFs, Docs, Planilhas pequenas, etc...).



ABA INTEGRAÇÕES


Esta última aba contém os códigos dos itens nas integrações com os serviços Tray e Bling, para os clientes que os utilizam.