O Desconto de Duplicatas, ou antecipação de Duplicata, consiste na venda de uma duplicata a receber para uma instituição financeira, assim o dinheiro que seria recebido a prazo é recebido a vista, porém com os descontos de juros e IOF cabíveis na operação.
REGISTRO DA DUPLICATA ANTECIPADA
No sistema, este processo deve ser efetuado após o faturamento da Nota Fiscal, pois nesse passo a duplicata a receber já consta no financeiro.

Esta duplicata será descontada, então para isso, marque-a como desconto de duplicatas utilizando um Tipo de Cobrança que corresponda à operação,para que ela possa ser gerenciada, uma vez que se o cliente não pagar o responsável pelo pagamento é a empresa.

O Tipo de Cobrança é definido/cadastrado pela empresa.
Após esta marcação é possível saber através dos relatórios de Tipo de Cobrança quais são as duplicatas que foram descontadas e quais não foram.



Em seguida precisamos fazer a entrada de dinheiro no caixa da empresa, e o respectivo desconto das taxas da operação de desconto.
Para isso acesse a tela de Bancos e Caixas, e faça os seguintes lançamentos:
Lançamento 1 (entrada de dinheiro antecipado no caixa)


Lançamento 2 (saída de dinheiro do caixa, referente à Juros e IOF).

BAIXA DA DUPLICATA ANTECIPADA
Após o vencimento da duplicata, caso nenhum problema tenha ocorrido, esta deverá ser baixada do sistema, de forma a registrar que aquela antecipação já foi finalizada e não consta mais no contas a receber. No entanto, a duplicata não pode alterar o saldo da conta movimento, uma vez que a entrada de dinheiro já foi efetuada.
Para isso cria-se uma conta bancária para registrar o desconto de duplicatas, em seguida é informado na duplicata que ela será baixada na conta bancária para controle das duplicatas descontadas.


A partir deste ponto, faça a baixa desta duplicata normalmente utilizando a função de recebimento.

CONSULTA DA DUPLICATA ANTECIPADA BAIXADA
Acesse o relatório de Detalhe de Movimentos em Contas Bancárias e informe a conta de duplicatas descontadas.



ESTORNO/CANCELAMENTO DE DUPLICATA ANTECIPADA
Caso o cliente não pague a duplicata, o banco irá debitar na conta da empresa devolvendo a responsabilidade pelo recebimento.
Assim é necessário lançar novamente o valor da duplicata na conta de movimento, no valor total da duplicata.
